Publicação: 07/03/2016
Área:Artigos
Um dos aspectos mais importantes de uma estratégia de e-mail marketing é a capacidade de entregar e-mail na caixa de entrada dos clientes.
Isso pode ser menos grave quando utiizamos uma ferramenta de terceiros, como o Mailchimp, para fazer a entrega de nossos e-mails. O Mailchimp, e diversos serviços semelhantes, fazem este trabalho por nós. Por outro lado, havendo alguma ação que impacte na qualidade do envio, por exemplo, um excesso de reclamações sobre um e-mail, o Mailchimp tomará as ações que julgar adequadas, podendo até mesmo bloquear ou cancelar uma conta.
Ocorre que, por mais que o Mailchimp ajuda a obter boas taxas de entrega, cada vez mais os provedores criam mecanismos mais sofisticados para entender a origem de mensagens e selecionar e-mails de forma mais precisa. Assim, mesmo enviando através do Mailchimp, seu e-mail poderá chegar ou não ao cliente dependendo que questões relativas a saúde da sua lista, interesse dos clientes pelo seu e-mail, etc.
Isso é particularmente verdade com o gmail, com o google colocando um peso menor que outros provedores no mecanismo de envio, e um peso muito maior na mensagem e em que a está enviando.
Entender como o google trata seus e-mails e, principalmente, como ele enxerga e qualifica sua lista de e-mails, sempre foi um exercício de investigação, pois, diferente de outros provedores como hotmail e yahoo, o google sempre foi muito restrito nas informações que disponibilizava.
Recentemente isso começou a mudar com a disponibilização de um serviço para postmasters.
Entrando em postmaster.google.com você pode cadastrar um ou mais domínios que sejam de sua responsabilidade, e obter informações diretamente do google de como ele avalia o volume de spams que você envia, a qualidade dos IPs de onde sua mensagem é enviada, e outras informações úteis para gerenciar a entrega de e-mails.
Técnicas para garantir a qualidade do envio de e-mails são detalhadas na disciplina de E-mail Marketing I, um dos cursos que compõem o Extensivo Online em Marketing Digital
Um tutorial sobre o recurso para postmasters do Google em breve será incluído na disciplina.