Conceitos Teóricos em Game Design
Neste curso são apresentados diversos conceitos técnicos sobre o Design Profissional de Jogos
Nível: introdutório
Lições: 125
Área: Indefinido
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Disciplinas e Conteúdo do Curso
Introdução ao Game Design
Gêneros
Ação - Primeira e terceira pessoa
Aventura
Plataforma
RPG (Role Playing Game)
Estratégia
RTS - Real Time Strategy
Simulações
Esportes
Luta
Corrida
Musicais
Puzzles (quebra-cabeças)
Casuais
EduGames (jogos educativos)
AdverGames (jogos publicitários)
Serious Games (jogos sérios)
Híbridos
O que é um jogo?
Equipe de desenvolvimento
Game Design
Artista 2D / 3D / Técnico
Programador
Animador
Roteirista
Level Designer
Sound Designer
Designer de interface
Diretor criativo
Game Design 1
Documentação - GDP / GDD
GDP: Passo a passo
Doc #1 - Game Design Proposal
GDP: Alto conceito
Gênero
Gameplay
Mundo
Roteiro - Plot
Features (Ganchos)
Público-Alvo
Plataforma
Análise competitiva
Equipe
Cronograma
Orçamento
Doc #2 - Game Design Document
GDD: Passo a passo
Capa / Índice
Introdução
Gameplay
Controles
Interface - HUB
Interface - Menus
Elementos
Level Design
Arte
Tecnologia
Mercado
www.vgchartz.com
Apêndice A: Lista de conteúdo
Apêndice B: Histórico de revisões
Power dicas
Game Design 2
Interface: Menus, hud e feedback
Design de interfaces
Mapeamento
Gestos multi-touch e aprendizagem
Feedback
De onde vêm as boas ideias
Imagens
Criatividade: Como estimular?
Brainstorm: O que é?
Brainstorm: como ter ideias?
Exercício - Brainstorm
Público-alvo
Homens x Mulheres
Jogadores mid-core
Jogar: Uma experiência
Jogar: Uma experiência [2]
Game Design 3
Tutorial como treinar baleias
Esforço x Feedback
Recompensas
Punições
Curvas de interesse
Pra que serve? Onde encontro?
Gráfico
Fórmula
Curvas em fractais
E3 2013: Microsoft x Sony
Exemplo de curva de interesse - Steve Jobs
Toda regra tem o seu Tarantino
Game Design 4
Balanceamento
Jogos simétricos
Pedra x Papel x Tesoura
Jogos assimétricos
Curva de dificuldade x habilidade
Desafios
Jornada de desafios
Jornada de desafios: Passos
Escolhas significativas
Tabelas
Regras
Game Design 5
Narrativa e personagens
Mundo comum
Chamado à aventura
Recuso ao chamado
Encontro com o mentor
Travesia do umbral
Testes, aliados e inimigos
Aproximação do objetivo
Provação máxima e conquista de recompensa
Caminho de volta, depuração e retorno transformado
Micro e macro ambientes
Personagens: Arquétipos
Game Design 6
Óculos de realidade virtual - Parte 1
Óculos de realidade virtual - Parte 2
Financiamento coletivo
Game Design 7
Sites de jogos - Splitplay
Sites de jogos - Desura
Sites de jogos - Nuuvem e Steam
Sites de jogos - Hoplon e Taikodom
Sites de jogos - Aquiris
Sites de jogos - Otus e Miniboss
Sites de jogos - Behold Studios e Toren
Sites de jogos - Rockhead Games e TawStudio
Sites de jogos - Duaik e QuByte
Sites de jogos - Ilusis, JoyMasher e Playstation