Neste curso você aprenderá a desenvolver jogos diretamente em Javascript. Além de ser uma ótima forma de desenvolver a habilidade em programação, você acompanhará, passo a passo, a construção de jogos gradativamente mais complexos, enquanto edita os códigos-fonte diretamente, podendo aprender a programar praticando.
O código-fonte do jogo de plataforma construido na última aula do curso está disponível em Jogo de Plataforma.
O primeiro módulo inicia com conceitos básicos de lógica de programação, não sendo necessário conhecimento prévio de programação, enquanto as aulas seguintes mostram passo a passo a construção de diferentes jogos.
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Aula 1 - Introdução a programação
- O que é um programa
- Operações matemáticas
- Introdução a variáveis
- Operadores lógicos
- Variáveis booleanas
- Variáveis tipo string
- Um primeiro programa em javascript
- Primeiro desafio
- Primeira dica para o desafio. Só assista este vídeo depois de tentar solucionar o desafio.
- Primeira solução para o desafio. Só assista este vídeo depois de tentar solucionar o desafio.
- Segunda solução para o desafio. Só assista este vídeo depois de tentar solucionar o desafio.
Aula 2 - Funções para conversão de tipos
- O comando while para controle de fluxo
- ParseInt e ParseFloat para conversão entre números e strings
- Tabela verdade - entendendo melhor os testes de valores verdadeiros e falsos
- Arrays
- O comando for para controle de fluxo
- Primeiro desafio
- Primeiro desafio - Resposta
- Segundo desafio
- Segundo desafio - Resposta
- Desafio final
Aula 3 - Construindo um algoritmos de ordenação, passo a passo.
- Introdução a aula 3
- Armazenando os números em um array
- Armazenando os números em um array - resposta
- Algoritmo de ordenação Bubble Sort
- Solução do desafio - parte 1
- Solução do desafio - parte 2
Aula 4 - Apresentação de IDEs e interação do Javascript com HTML
- Apresentação da aula 4
- Visão geral de algumas IDEs
- Inserindo informações em páginas html com document.write
Aula 5 - Implementando uma funçao fibonacci
- Funções em Javascript
- Desafio de implementar uma função fibonacci
- Resposta do desafio de implementar uma função fibonacci, com uso de função recursiva
Aula 1 -Funções de array e string
- Funções de string: indexOf e lastIndexOf
- Funções Push e Pop
- Funções Shift e Unshift
- Funções Concat e Slice
- Funções Sort e Reverse
- Funções toString e Join
- Função splice
Aula 2 - Criando funções
- Declaração de funções
- Escopo de funções
- Funções como parâmetros
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Aula 3 - Introdução a objetos em javascript
- Objetos: herança
- Objetos: sintaxe formal
- Objetos: sintaxe literal
Aula 1 - MIAUS - um jogo em Javascript para estudo e práticas de programação orientada a objetos
- Apresentação do jogo
- Uso do CANVAS no javascript
- Analisando o código do jogo: controle da nave do jogador
- Analisando o código do jogo: controle das naves inimigas
- Versão orientada a objetos do jogo
- Implementação do tiro atingindo a armada inimiga, utilizando orientação a objetos
- Desafios para você desenvolver
Aula 2 - Criando o jogo Genius
- Apresentação do jogo Genius
- Propriedades e Métodos do Jogo Genius
- Sequência Lógica do Jogo Genius
- Dois Métodos do Jogo Genius
- Continuação dos Métodos do Jogo Genius
- Método de Comparação - Jogo Genius
- Salvamento de Cookies - Jogo Genius
- Método Principal - Jogo Genius
Aula 1 - Estudo da versão 2.0 do jogo MIAUS.
- Link de Material Complementar: Arquivos do Jogo MIAUS 2 para Download
- Introdução ao MIAUS 2.0
- Funções Randômicas em Javascript
- Revisão: Uso do Resto de Divisão
- A Importância da Orientação a Objetos
- Implementando Herança em Javascript
- Visão Geral do Código
Aula 1 - Apresentação do jogo e estudo de funcionaliades isoladas
- Link de Material Complementar: Código-fonte do jogo e imagens
- Criando um Jogo de Aventura/RPG
- Utilizando a função drawImage
- Movimentando personagens em javascript
- Criando cenários 2D com funções procedurais
- Recursos gratuitos na Internet
Aula 2 - Análise do código-fonte completo
- Construindo um mapa infinito
- Criando e controlando personagens do cenário
- Controle de movimentos e combates
Aula 1 - Construção de um Jogo de Plataforma
- Link de Material Complementar: Arquivos fonte do jogo
- Introdução a um jogo de plataforma
- Refinando o movimento do personagem
- Controlando o movimento com o mouse
- Controlando o movimento de pulo
- Colocando plataformas na cena
- Colisão com plataformas I
- Colisão com plataformas II
- Conclusão da estrutura básica do jogo
- Link de Material Complementar: Arquivos fonte do jogo versão Internet Explorer
- Ajustes para Internet Explorer