Curso desta aula: Introdução a Marketing Digital
O marketing é uma disciplina da administração que visa a criação de valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes – empresa e cliente.
Esta definição se torna mais clara, para quem está iniciando na área, a medida que entendemos as atividades envolvidas na definição de uma estratégia de marketing.
A disciplina do marketing é relativamente recente. Um dos mais conhecidos teóricos da área é, sem dúvida, Phillip Kotler, que, agregando conhecimentos de diversos autores do marketing, desenvolveu a obra “Administração de Marketing”, por muitos considerada a bíblia dessa disciplina.
Gerentes de marketing são responsáveis por tomar inúmeras decisões, como quando e como lançar um novo produto ou encerrar outro. Quanto investir em propaganda e design de embalagens são outros exemplos. Ele também será, na maior parte das vezes, o decisor final de tudo o que for relacionado ao marketing da empresa em que trabalhar. Os analistas de marketing dão apoio aos gerentes, acompanhando indicadores importantes para a empresa e desempenhando papéis mais operacionais relacionados à administração de marketing.
O departamento de marketing pode estar situado fisicamente dentro de uma empresa, com funcionários da mesma que trabalham especificamente nessa área – chama-se esse tipo de emprego da disciplina como marketing personalizado. Em empresas pequenas, mesmo quando não há um departamento de marketing consolidado, é comum que os proprietários acabem desempenhando atividades de administração relacionadas a essa disciplina – chamamos isso de marketing empreendedor, quando os próprios fundadores desempenham atividades de marketing. Em empresas maiores é comum a contratação de consultores de marketing, que são pagos para dar suporte às ações delas sem serem contratados como colaboradores normais. Agências de propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa e muitos outros fornecedores de ferramentas de marketing são relacionados à área, dando apoio nas mais diversas atividades.
Para Kotler (2000), os profissionais de marketing envolvem-se basicamente em dez áreas, chamadas de o escopo do marketing. Os profissionais de marketing usarão isso para gerir a demanda por produtos da empresa. Podem estimular o consumo de determinados produtos ou equilibrar demandas irregulares, além de gerir a imagem da marca, atuando em branding – tema que será abordado adiante.
Bens tangíveis são todas aquelas mercadorias que podemos pegar fisicamente, são frutos da indústria, artesanato e agronomia. É o principal motor da economia de países em desenvolvimento. São bens, ou produtos, utensílios domésticos, eletrônicos, livros, móveis, alimentos e todo objeto físico comercializado.
Quanto mais os países vão crescendo, é normal que os serviços acabem se sobrepondo aos bens como principal motor da economia. Serviços são bens intangíveis, ou seja, coisas que podemos comprar, mas não podemos comprar. A pintura de uma parede é um serviço, assim como a atividade do médico, do encanador e do personal trainer, por exemplo.
É quando as empresas se voltam para a criação de serviços que ofereçam uma experiência diferenciada ao cliente. Por exemplo, o Cirque Du Soleil oferece experiências, assim como parques temáticos como o Hopi Hari ou o Beach Park.
São parte importante do marketing, e às vezes equipes inteiras de dedicam a isso, planejando eventos em seus mínimos detalhes para evitar surpresas desagradáveis.
O marketing voltado para pessoas físicas foi visto por muito tempo como algo apenas para celebridades, como artistas, políticos e executivos de alto escalão. Contudo, com o tempo, foi percebido que o marketing pessoal pode ser aplicado a qualquer profissional, e quando ele toma boas ou más decisões sobre seu posicionamento, sua marca pessoal, os efeitos são visíveis.
destinos turísticos são objeto do marketing frequentemente. Estados, cidades, países, bairros e ruas podem ter marketing focado para incentivar visitantes. Além disso, o marketing voltado a lugares pode atrair empresas para se instalarem, por exemplo. Além de turistas, podem trazer também residentes. O brasileiro Projeto Rondon buscou levar brasileiros de escolaridade superior para locais menos favorecidos do país, incentivando o intercâmbio cultural além da prática de benefícios públicos.
Empresas e imóveis são comprados e vendidos o tempo inteiro, e por isso há profissionais de marketing especializados nisso. Com o boom imobiliário brasileiro, que ocorreu desde 2006, o marketing para propriedades se tornou ainda mais importante.
Empresas, partidos políticos, sindicatos, organizações comunitárias e muitos outros tipos de organizações buscam um determinado reconhecimento pelos seus públicos-alvo, daí a importância do marketing para elas.
Dados e conhecimento podem ser comercializados como um produto. Livros, cursos, palestras e afins podem ser relacionados ao marketing de informações.
Diz-se que, quando uma pessoa compra sapatos, ela está comprando pés bonitos, não sapatos. É essa ideia, que está por trás da compra, que é o marketing de ideias. É o resumo do que está verdadeiramente sendo vendido para o cliente. Kotler (2000) exemplifica com uma igreja que, dependendo se será um centro de culto religioso ou de atividades comunitárias, pode ter seu projeto arquitetônico completamente modificado.