Curso desta aula: Banco de Dados - SQL
Bancos de dados relacionais armazenam as informações em tabelas. No exemplo que trabalhamos, temos a tabela "pessoas", com campos "id", "nome" e "idade", cada um correspondendo a uma coluna da tabela.
As informações são armazenadas nas tabelas como linhas. Cada linha representa uma informação, chamada de uma entrada na tabela. Podemos comparar com fichas, em que a estrutura da tabela, no exemplo que apresentamos, corresponde ao modelo da ficha, os campos correspondem aos campos da ficha, e cada entrada corresponde a uma ficha preenchida.
O site que utilizamos na aula anterior é o http://sqlfiddle.com/, mas é apenas mera conveniência. Em breve começaremos a mostrar como instalar um servidor SQL localmente em seu computador.
CREATE TABLE Pessoas
(
id int,
nome varchar(255),
idade int
);
É o comando de criação da tabela Pessoas
insert into Pessoas (id, nome,idade)
values (1,"Rodrigo",35);
É o comando que insere uma entrada na tabela pessoas
select * from Pessoas
Consulta e mostra todos os campos e todas as entradas da tabela pessoas
Recomendamos que entre no site indicado (ou utilize outro site ou um servidor SQL local ou remoto, se tiver acesso ao mesmo)..
Gostaríamos que praticasse um pouco, especialmente se este é seu primeiro contato com o SQL. Crie mais campos na tabela "Pessoas", insira outros dados, consulte.
Após, crie uma nova tabela, "cidades". Não esqueça de colocar pelo menos os campos "id" e "nome". Em beve começaremos a trabalhar com duas tabelas ao mesmo tempo.
Se você nunca teve contato com SQL, recomendamos mesmo que pratique um pouco, para não se atrapalhar na sintaxe dos comandos de CREATE, INSERT e SELECT a medida que apresentarmos consultas e instruções mais sofisticadas.