Camadas (layers) no Photoshop
entrarCursos Porto Alegre   (51)3024-0730 

Camadas (layers) no Photoshop

Muitas vezes precisamos fazer trabalhos complexo movendo e modificando as imagens separadamente. Nestes casos, utiliza-se um recurso conhecido como Layers semelhante a Camadas que funcionam como folhas empilhadas (umas sobre as outras). Para habilitarmos este recurso, precisamos da ajuda do painel Layers (window > layers).

Este painel nos dá a possibilidade de trabalharmos separadamente em cada área do arquivo. Podemos observar isto na imagem abaixo.

Este arquivo possui 3 layers. As duas primeiras tem como conteúdo um instrumento de música e um jovem. A terceira contém um fundo branco para se evitar um fundo transparente, caso ocorra alguma montagem no exercício.

Ocultando uma Layer

Podemos deixar uma layer invisível clicando no botão de ocultar (figura em forma de olho que aparece ao lado da miniatura da layer). Clicando no mesmo lugar a layer volta a ficar visível.

Renomeando Layer

Para organizar o trabalho com layers, é importante que o usuário atruibua um nome a cada uma. Para isto, basta dar dois cliques no atual nome da layer e modificá-lo. É possível termos Layers com o mesmo nome.

Ordem de Empilhamento e transparência

A ordem de empilhamento das layer reflete quem está atrás ou na frente na visualização.Quando alteramos esta ordem, modificamos nosso arquivo. Você move uma camada para posicionar o conteúdo na camada, como se estivesse deslizando uma folha em uma pilha. É possível alterar a opacidade de uma camada para tornar o conteúdo total ou parcialmente transparente.

Criando, Buscando e Deletando Layer

Para criar uma nova Layer basta clicar no menu em Create New Layer no painel. Uma nova layer vazia aparecerá no painel. Para deletar podemos clicar no ícone da lixeira.

Mas caso seja necessário fazer uma busca por Layers, a versão CS6 oferece um campo de busca a partir das características contidas na layer (nome, efeitos, mesclagens, atributos, cor)

Editando conteúdo de uma layer

Quando já temos os objetos separados em layers podemos trabalhar de maneira independente com cada uma delas. Basta selecionarmos a layer desejada e acionarmos a ferramenta Move . Depois, podemos clicar e arrastar o objeto para onde quisermos.

Para movermos o conteúdo de outra layer precisamos selecioná-la no painel. Para selecionarmos layers automaticamente, sem precisarmos clicar na layer do painel, podemos utilizar o menu Auto-Select, que aparece no momento em que estamos trabalhando com a ferramenta Move.

Distorcendo e rotacionando uma Layer

Quando os objetos estão separados, é possível modificá-los individualmente. Para isto, utilizamos o comando Edit > Free Transform (CTRL+T). Este menu habilita um retângulo com 8 arestas de distorção sobre as extremidades da nossa layer.

Clicando nestas arestas podemos achatar ou encolher o nosso objeto. Quando chegarmos no resultado que nos interessa, basta pressionar Enter. Para cancelar pressione ESC.

Para redimensionarmos um objeto sem perdermos a proporção, precisamos selecionar uma das quatro diagonais e segurando a tecla SHIFT arrastarmos até chegar no tamanho desejado.

Ainda com o Free Transform ativo, podemos rotacionar a imagem. Para isto, o cursor deve ser posicionado um pouco para fora da caixa de transformação. O cursor ganha a aparência de uma seta curvada. Neste momento podemos rotacionar.

Para girarmos em ângulos congruêntes (15° em 15°) podemos pressionar a tecla SHIFT

Agrupando Layer

O Photoshop permite agrupar camadas para facilitar a organização do arquivo. No painel Layers, clique sobre o botão Create New Group conforme destacado na imagem.

Duplicando Layer

Ao duplicar uma camada, o Photoshop cria duas camadas idênticas. Para isso, selecione a camada que deve ser duplicada, clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção Duplicate Layer.

Vinculando Layer

É possível vincular várias camadas para facilitar sua manipulação. Elas permanecem vinculadas até que o comando de desvinculação seja dado.

Matenha selecionadas as camadas que serão vinculadas e clique sobre o ícone no canto inferior do painel Layers.

Modos de mesclagem

A imagem a seguir destaca onde estão as opções de configuração de mesclagem, opacidade e preenchimento. Modos de mesclagem são configurações aplicadas às camadas do Photoshop e determinam como os pixels presentes em diferentes camadas serão mesclados.

Por padrão, as camadas são configuradas com o modo Normal de mesclagem, ou seja, o conteúdo entre as diversas camadas não causa interferência entre elas. Para alterar entre as diversas opções de mesclagem, basta selecionar um modo de mesclagem no menu, conforme a imagem a seguir.

Os modos de mesclagem entre camadas produzem efeitos como escurer, clarear, aumentar contraste, entre outros. Por exemplo, ao mesclar duas camadas duplicadas, é possível obter uma imagem com mais constrate, pois alguns modos de mesclagem ressaltam áreas claras bem como áreas escuras, produzindo o efeito de contraste. Neste menu os modos de mesclagem estão organizados em cinco grandes grupos de acordo com a função de cada um:

Escurecedores: Darken, Multiply, Color Burn, Linear Burn e Darker Color.

Clareadores: Lighten, Screen, Color Dodge, Linear Dodge e Lighter Color.

Contrastantes: Overlay, Soft Light, Hard Light, Vivid Light, Linear Light, Pin Light, Hard Mix.

Comparativos: Diffrence e Exclusion.

Combinadores: Hue, Saturation, Color e Luminosity.

Opacidade

Para obter efeitos mais precisos com os modos de mesclagem, é interessante variar a opacidade da camada. Uma camada com opacidade de 0% está transparente. O valor máximo que pode ser inserido é 100% de opacidade, ou seja, completamente visível.

O exemplo a seguir demonstra a configuração do painel Layers com duas camadas diferentes. A camada superior, neste caso, nomeada como Layer 1, está recebendo o modo de mesclagem Overlay. Para suavizar o impacto da mesclagem, a opacidade da camada Layer 1 está configurada com o valor de 58%.